EnglishPortuguese

A arte de embalar obras de arte

A arte de embalar obras de arte

São muitos os motivos que podem levar à movimentação de uma obra de arte: o momento da aquisição, a mudança do local de exibição, a guarda em reserva técnica, a reforma no recinto, o empréstimo para uma exposição, o momento de vendê-la. Em todos esses casos, tirar um objeto artístico do local onde ele se encontra para outro ponto – mesmo dentro de um mesmo edifício – requer planejamento, mão-de-obra experiente, e mais um item indispensável: a embalagem. 

Embalar uma obra de arte – seja uma tela, uma escultura ou uma instalação – é uma atividade extremamente especializada e que requer conhecimento de técnicas, materiais e perícia para que o objeto seja efetivamente protegido da melhor maneira possível. Em alguns casos, quando a movimentação da obra é rápida e ela não permanecerá muito tempo embalada, o chamado soft packing pode ser uma alternativa. Trata-se de uma embalagem feita com camadas de papelão, manta acrílica e papel glassine, um produto sem acidez, utilizado mundialmente na conservação e acondicionamento de materiais frágeis.

Para períodos mais longos de acondicionamento ou movimentações mais extensas – por exemplo, uma viagem de caminhão ou avião, o ideal é trabalhar com caixas de padrão museológico. São caixas feitas sob medida para cada peça ou conjunto de peças, desenhadas para garantir que o objeto permanecerá estável e amortecido durante o transporte, bem como protegido de umidade, iluminação direta e outros fatores de risco. Caixas como estas são feitas não apenas com madeira, mas também de espumas especiais em seu interior. 

No caso de esculturas de grandes dimensões, nem sempre é possível acondicioná-las inteiras dentro de uma caixa. Este tipo de peça pode ser protegido numa espécie de engradado de madeira, uma estrutura também construída sob medida, mas vazada, que protege a peça de impactos e auxilia na movimentação. E, é claro, todo o pessoal envolvido na movimentação, embalagem e desembalagem precisa conhecer os procedimentos específicos dessa atividade e usar luvas sempre que precisar manipular diretamente os objetos.  

A Clé Reserva Contemporânea trabalha em parceria com a Art Quality, empresa especializada em transporte de obras de arte, que mantém uma marcenaria própria para construção de caixas e embalagens de padrão museológico sob medida. Juntos, oferecemos uma solução completa de guarda e movimentação para suas peças. Fale com um dos nossos especialistas

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on linkedin
Share on whatsapp