EnglishPortuguese

A logística da exposição de Leonilson no MASP

WhatsApp Image 2024-08-29 at 14.21.15

O MASP realiza até 17 de novembro a exposição Leonilson: agora e as oportunidades, dedicada inteiramente às obras realizadas pelo artista em seus cinco últimos anos de vida. Dividida em cinco salas no primeiro andar e mezanino da instituição, a mostra teve sua logística inteiramente realizada pela Art Quality, com participação da Clé Reserva Contemporânea – um trabalho extenso de coleta, acondicionamento, transporte e desembalagem das obras, feita com o planejamento e a segurança que o legado do artista merece.

A maior parte do acervo estava localizado em São Paulo. Foram 10 dias de coletas na cidade, em coleções particulares e instituições, além de dois dias de coletas no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Antes das coletas, foi feita a vistoria em todos os locais para avaliação das obras que precisariam ser acondicionadas em caixas de madeira construídas sob medida. 

Parte do acervo foi coletado na sede do Projeto Leonilson, coordenado pela família do artista, que realiza um trabalho minucioso de preservação de sua memória e legado. 

A equipe da Art Quality passou sete dias no MASP realizando a abertura das caixas e desembalagem dos acervos, enquanto a equipe do próprio museu elaborou os laudos técnicos para registro do estado de cada obra. 

As caixas ficarão guardadas na Clé Reserva Contemporânea, em ambiente climatizado e com controle de pragas, até a finalização da exposição, quando será realizado novamente o trabalho de coleta e embalagem no museu para devolução de cada item aos seus proprietários. 

Segundo o MASP, “Leonilson (1957-1993) é um artista tanto central quanto marginal na história da arte brasileira. Central porque é autor de uma obra absolutamente incontornável no final do século 20, reconhecido em muitas exposições, livros e mesmo em tatuagens. Mas ele é também marginal, pois, com uma obra tão singular, não se encaixa facilmente nos movimentos e gerações da história da arte brasileira”. 

Localizado no icônico edifício por Lina Bo Bardi na Avenida Paulista, o MASP abre às terças-feiras das 10h às 20h, e de quarta a domingo das 10h às 18h. Às terças a entrada é gratuita.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on linkedin
Share on whatsapp