Criada em 1760 para cuidar do enxoval da rainha francesa Maria Antonieta, a Chenue é hoje a maior empresa especializada em logística de obras de arte no mundo. Sócia da Clé Reserva Contemporânea no Brasil, a companhia francesa está envolvida na guarda e transporte de algumas das exposições e acervos mais importantes do globo. Mas o que isso significa em números?
Para começar, a Chenue mantém 70.000 metros quadrados de área de estocagem em dois armazéns localizados ao norte de Paris, a 30 minutos do aeroporto Charles de Gaulle. Outro armazém com 2.300 metros quadrados fica a 15 minutos do Aeroporto de Nice, muito próximo também de Cannes e de Mônaco. A área total é equivalente a quase nove campos de futebol – tudo em espaços climatizados, com controle permanente de temperatura, umidade, segurança e prevenção de incêndios.
A Chenue tem 25 caminhões próprios para o transporte de obras de arte, todos climatizados, com o interior acolchoado, equipados com suspensão pneumática e monitorados por geolocalização. Além destes veículos, a empresa também conta com uma rede de parceiros em todo o mundo que garante a qualidade do serviço de logística ponta a ponta, quaisquer que sejam os locais de origem e de destino das obras.
Com essa capacidade, a empresa atua em cerca de 90 exposições por ano, totalizando cerca de 3000 caixas transportadas.
Com a Clé Reserva Contemporânea, a Chenue trouxe para o Brasil toda essa experiência, que está à disposição de colecionadores e instituições museológicas. Conheça os nossos serviços.