EnglishPortuguese

Ano da França no Brasil celebra 200 anos de relações diplomáticas com programação cultural

Em São Paulo, um dos destaque é a exposição "Debret em questão: olhares contemporâneos" no Museu do Ipiranga.

A Temporada França-Brasil 2025, iniciada no primeiro semestre com uma série de eventos na França, chegou ao Brasil com uma programação cultural em todas as regiões do país para celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

A programação é coordenada pelo Institut Français e o Instituto Guimarães Rosa, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em colaboração com as embaixadas e com os ministérios da cultura de ambos os países. A curadoria ficou a cargo de Anne Louyot, para a programação no Brasil e de Emilio Kalil, que conduziu a programação na França.

A Temporada inclui atividades de exposições e arte, música e dança, esportes, ciência, sustentabilidade e debates e ações sobre temas como descolonização de museus e políticas culturais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, São Luís, Teresina, João Pessoa e Macapá.

Em São Paulo, alguns dos destaques são a exposição de Dominique Gonzalez-Foerster na Pinacoteca, a exposição “Debret em questão: olhares contemporâneos” no Museu do Ipiranga, o Concerto Noite França-Brasil no Sesc Pompéia, a exposição “O Mundo Segundo a I.A.” no Sesc Campinas e a Bienal Têxtil de Clermont-Ferrand no Sesc Pinheiros.

A Temporada também marca presença com exposição de artistas franceses na Bienal de São Paulo e na Bienal das Amazônias, inauguradas em setembro.

Outros destaques incluem o espetáculo de circo do grupo francês Cie XY (“Les Voyages”), o Encontro Brasil-França de Parkour com a participação de atletas franceses e um seminário internacional sobre museologia no Recife.

A programação completa está no site oficial da Temporada França-Brasil 2025, neste link.

Foto: Gê Viana – Loja de ervas, 1810: vendas de tabaco e especiarias, 2020. Da série: Atualizações Dramáticas de Debret. Impressão digital em papel algodão. Imagem: Galeria Superfície/ divulgação.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!