Marcada para acontecer entre 25 e 29 de setembro na Marina da Glória, a Feira de Arte do Rio de Janeiro (ArtRio) é o próximo grande evento do calendário do mercado brasileiro. Iniciada em 2011, ela entra em sua 14ª edição anunciando alinhamento às premissas da sustentabilidade, com previsão de ações visando reduzir o seu impacto no meio ambiente.
Como nas últimas edições, a feira realiza um calendário de atividades ao longo do ano e busca fomentar o debates sobre assuntos diversos no setor. Além disso, a ArtRio é organizada em torno de programas temáticos nomeados Vista, Panorama, Solo, Brasil Contemporâneo, Jardim das Esculturas e Expansão.
Os programas Vista e Expansão, responsáveis pela seleção das galerias participantes, tem seu Comitê Curatorial formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin (Galeria Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte) e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4). O programa Solo, também relacionado à seleção de galerias participantes, foca nos projetos com curadoria focada em um único artista. Confira as galerias já confirmadas.
Os demais são programas especiais: o Brasil Contemporâneo é destinado a artistas de fora do eixo Rio–São Paulo e representados por galerias das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; enquanto o Jardim de Esculturas foca em grandes obras tridimensionais. Por fim, o programa Expansão valoriza instituições que desenvolvem trabalhos utilizando a arte como inclusão social.