EnglishPortuguese

Bienal de São Paulo amplia tempo de visitação e mira recorde de público

Bienal de São Paulo amplia tempo de visitação e mira recorde de público

O maior evento de arte contemporânea do hemisfério Sul ocupa o Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A 36ª Bienal Internacional de São Paulo começou no dia 6 de setembro e estará aberta ao público até 11 de janeiro de 2026, com entrada gratuita e novidades, como as instalações na Casa do Povo, no Bom Retiro. São 125 artistas, com predominância de representantes do continente africano e da América Latina.

As obras dialogam com o tema central, retirado do poema “Da Calma e do Silêncio”, de Conceição Evaristo: com o verso “Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática” como inspiração, curador principal, responsável pelo conceito expositivo foi Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, ao lado dos cocuradores Alya Sebti, Anna Roberta Goetz e Thiago de Paula Souza, da cocuradora at large Keyna Eleison e da consultora de comunicação e estratégia Henriette Gallus.

Antes de projetar a exposição, a  equipe de curadoria realizou uma série de eventos públicos batizados de “Invocações” em Marrakech, Guadalupe, Zanzibar e Tóquio. Essas etapas funcionaram como um “ritual inicial”, onde artistas, poetas, músicos e ativistas debateram temas como pertencimento e coletividade muito além de eventos preparatórios, essas viagens da equipe se tornaram parte fundamental da curadoria.

Entre os destaques brasileiros, há artistas como Alberto Pitta, Aislan Pankararu, Aline Baiana, Antonio Társis, Gê Viana, Gervane de Paula, Heitor dos Prazeres, Juliana dos Santos, Lídia Lisbôa, Márcia Falcão, Maria Auxiliadora, Marlene Almeida, Maxwell Alexandre, Moisés Patricio, Nádia Taquary e Sallisa Rosa. 

No time internacional, destaque para obras de Adama Delphine Fawundu, Amina Agueznay, Kader Attia, Leiko Ikemura, Laure Prouvost, Maria Magdalena Campos-Pons, Oscar Murillo, Otobong Nkanga, Precious Okoyomon, Suchitra Mattai, Thania Petersen, Wolfgang Tillmans e Pol Taburet.

Outro destaque é para o programa educativo que planeja levar até 100 mil crianças ao pavilhão e formar mais de 25 mil professores da rede pública – uma expansão significativa em relação aos 80 mil e 18 mil, respectivamente, da edição passada.

Quer saber mais? Visite o site oficial: https://bienal.org.br/

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!