EnglishPortuguese

Chenue e Expomus: o DNA da Clé

Chenue e Expomus: o DNA da Clé

Foi durante a exposição “Impressionismo: Paris e a Modernidade”, realizada entre 2012 e 2013, que as empresas Chenue e Expomus decidiram investir no projeto de implantação de uma reserva técnica contemporânea com padrão de qualidade até então inexistente no Brasil. Nascia assim a Clé Reserva.

Fundada em 1760 para cuidar da bagagem da rainha Maria Antonieta, a Chenue mantém 70.000 metros quadrados de áreas destinadas à armazenagem especializada em obras de arte, principalmente na Europa. A qualidade de seus serviços é tão bem reconhecida que a empresa tem o Museu do Louvre como um de seus principais clientes.  

Já a Expomus, com quarenta anos de estrada, foi a primeira empresa brasileira especializada em projetos culturais e Museologia, sendo responsável pela realização de algumas das exposições mais importantes das últimas décadas. Além da já mencionada “Impressionismo: Paris e a Modernidade”, realizada em parceria com o Musée D’Orsay, a empresa produziu também “Picasso e a modernidade espanhola” e “O Triunfo da Cor: o pós-impressioninsmo”, as mostras mais visitadas do mundo nos anos de 2015 e 2016 respectivamente.

A Expomus também atuou na implementação de instituições como o Museu da Imigração e o Museu de Zoologia da USP (ambos em São Paulo), a requalificação museológica do Sítio Roberto Burle Marx (no Rio de Janeiro), que em 2021 foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, entre vários outros projetos de impacto no cenário cultural brasileiro.

“Para o projeto da Clé, convocamos um escritório francês especializado que atuou com os melhores fornecedores brasileiros para implementar um serviço de alto nível”, conta o executivo da Chenue, Christian Noble. “Nosso espaço tem todas as pré-qualificações necessárias para a guarda de obras de arte. E aqui, damos um passo a mais do que a Chenue faz no mundo”, complementa Maria Ignez Mantovani Franco, diretora geral da Expomus. 

Ela se refere à ampla cartela de serviços especializados a que os clientes da Clé podem ter acesso por meio da Expomus, tais como catalogação de obras de arte, consultoria para seguro e avaliação; molduras, deslocamento, fixação de obras, embalagem e transporte; conservação e restauro; recepção de couriers, despacho aduaneiro e assistência em aeroportos.

Neste vídeo, os executivos das duas companhias falam sobre as motivações para o empreendimento da Clé Reserva. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on linkedin
Share on whatsapp