Os maiores especialistas do mundo em reservas técnicas de museus se reúnem em Paris, de 29 a 31 de outubro, para uma conferência internacional focada no tema, organizada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) através do seu Comitê Internacional para Arquitetura e Técnicas de Museus (ICAMT). Com o tema Museum Storages: Current Situation and New Challenges, o evento terá como base uma recente pesquisa realizada pelo ICOM sobre a situação atual das reservas técnicas em todo o mundo.
Como destacamos anteriormente no Blog da Clé, o estudo revelou que 63% dos museus da América Latina e Caribe não têm reservas técnicas adequadas. A pesquisa foi realizada pelo GT sobre Reservas Técnicas do ICOM, que tem participação de Alessandra Labate Rosso, sócia da Clé Reserva Contemporânea, que representará a empresa no encontro. O evento ocorrerá na Universidade Sorbonne Nouvelle.
Cerca de 100 palestrantes de todo o mundo estão confirmados para participar da plenária e de sessões paralelas que envolverão temas como a atual condição e organização das reservas, soluções de gerenciamento, novas reservas e o futuro papel das coleções nos museus. Entre os palestrantes, já está confirmado o museólogo brasileiro Bruno Brulon Soares.
A programação também inclui visitas técnicas – incluindo ao armazém da Chenue em Le Bourget, um espaço especializado na guarda de obras de arte com 24 mil metros quadrados nos arredores de Paris. A empresa francesa, maior referência internacional em logística de obras de arte, é sócia da Clé Reserva Contemporânea no Brasil.
Para quem se interessar, as inscrições para o evento podem ser feitas até 1 de outubro.