EnglishPortuguese

Confira o calendário de eventos de arte no Brasil em 2025 

Se é verdade que o ano só começa depois do carnaval, 2025 já chega com o calendário de arte agitado no Brasil.

Se é verdade que o ano só começa depois do carnaval, 2025 já chega com o calendário de arte agitado no Brasil. Confira a agenda dos maiores eventos previstos para este ano!

SP-Arte 2025
2 a 6 de abril

Considerada uma das maiores feiras de arte da América Latina, a SP-Arte acontece no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, reunindo galerias nacionais e internacionais. Trata-se de uma plataforma para artistas, colecionadores e entusiastas apreciarem e adquirirem obras de arte contemporânea. Além das mais importantes galerias brasileiras, a feira já tem confirmadas a participação da Baró, de Abu Dhabi; Zielinsky, de Barcelona; Casa Zirio, de Bogotá; LAMB e Cecilia Burton, de Londres; RGR, da Cidade do México, entre outras.  Os ingressos já estão à venda.

ArPa/Made 2025
28 de maio a 1 de junho

A ArPa é uma feira de arte contemporânea que visa destacar a produção artística latino-americana, promovendo a interação entre artistas, galeristas, colecionadores e o público em geral. Já a Made (Mercado, Arte, Design) é uma feira dedicada ao design colecionável, apresentando peças exclusivas de designers nacionais e internacionais. Em 2025, ambas as feiras ocorrerão simultaneamente no Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, oferecendo uma oportunidade única de apreciar e adquirir obras de arte contemporânea e design de alta qualidade.

Bienal de São Paulo 2025
6 de setembro de 2025 a 11 de janeiro de 2026

A 36ª edição da Bienal de São Paulo ocupa seu espaço tradicional no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera, a partir de setembro. Com o tema Nem todo viajante anda por estradas – Da humanidade como prática, inspirado no poema Da calma e do silêncio da poeta afro-brasileira Conceição Evaristo, a bienal se propõe “repensar a humanidade como verbo, uma prática viva, em um mundo que exige reimaginar as relações, as assimetrias e a escuta como bases de convivência”. O curador-chefe será Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, acompanhado por uma equipe curatorial que inclui Keyna Eleison, Aline Motta e Eduardo de Jesus.

ArtRio 2025
10 a 14 de setembro de 2025

Realizada mais uma vez na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, a ArtRio chega a sua 15ª edição destacando-se como um dos eventos mais relevantes do calendário das artes na América Latina. Além da feira que acontece em setembro, o evento promove um calendário de ações ao longo de todo o ano para diferentes audiências. É esperada a participação de mais de 100 colecionadores e curadores do mundo todo.

A foto em destaque neste post é de divulgação da SP-Arte.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!