EnglishPortuguese

Conservadoras falam dos cuidados com a coleção de arte

WhatsApp Image 2023-05-22 at 11.45.07

A elaboração de um plano de conservação preventiva e o acompanhamento regular de profissionais qualificados é a garantia de que obras de arte serão mantidas em suas melhores condições. Nesta entrevista, as conservadoras Fernanda Perroni e Vivian Freire, sócias da Conservare Conservação e Restauração de Obras de Arte, dão algumas orientações preciosas para colecionadores. 

Um dos exemplos que elas usam é a comparação com móveis comuns – assim como uma mesa sem limpeza acumula poeira em sua superfície, o mesmo acontece com uma obras de arte. Elas afirmam também que o local adequado para guarda ou exposição das obras é de importância vital para a boa vida da coleção. Confira na íntegra:

Quais são os principais cuidados que um colecionador precisa ter para conservar e garantir o bom estado de suas obras? 

O mais importante é ter um plano de conservação preventiva orientado por um conservador-restaurador com monitoramento regular. A conservação preventiva envolve várias ações necessárias para manter uma coleção em bom estado de conservação, como diagnósticos, higienização regular, orientação da guarda e exposição e monitoramento para tomada de ações corretivas necessárias que surjam ao longo do tempo.


Quais são os erros mais comuns?

Assim como outros bens que adquirimos – como carro, eletrodomésticos, móveis etc. – as obras de arte também precisam de cuidados de limpeza e ambiente adequado para minimizar a ação do tempo e outros possíveis incidentes.

Alguns exemplos gráficos que damos aos nossos clientes para facilitar o entendimento: “imagine que você tem uma mesinha de apoio e que por dois meses você não a limpe, você notará a quantidade de pó que estará acumulada sobre ela. Isso também acontece com as obras de arte”.

“Deixe um sofá embaixo de uma janela que entra muita claridade/sol. Depois de um tempo o tecido estará desbotado”.

O erro mais comum no fim é que depois da compra e instalação/guarda da obra não se destinam cuidados de manutenção e monitoramento. Isso é realmente importante, pois pode evitar uma série de danos e prolongar a vida daquela obra, evitando que intervenções tenham que ocorrer com mais frequência do que se deveria.

Qual a importância de ter um local adequado de guarda das obras, especialmente as que não ficam à mostra? 

É vital, pois o ambiente é um dos pontos chaves para a conservação de obras de arte. Não adianta usar os melhores materiais de guarda, higienizar, instalar corretamente, tomar todos outros cuidados se o ambiente for inadequado, pois rapidamente as obras começarão a apresentar problemas. Um dos primeiros passos quando se cuida de uma coleção é o diagnóstico do ambiente de guarda/exposição para a tomada de ações corretivas. Não adianta tratar as obras e depois colocá-las em um ambiente não sadio, por isso ter um ambiente adequado é fundamental para a boa manutenção de uma coleção.


Quando se deve chamar um conservador/a? 

O ideal é que ao iniciar uma coleção de obras de arte o colecionador tenha o apoio de um conservador/a. Ele poderá o auxiliar desde o recebimento da obra, adequação do espaço para recebê-la, documentação, instalação/armazenagem e monitoramento. A conservação preventiva periódica é um fator chave para manter uma coleção em bom estado e cuidada.

***

A Clé Reserva Contemporânea é uma reserva técnica privada com padrões museológicos de climatização, segurança e prevenção de incêndio. É um espaço seguro e altamente qualificado para a guarda de coleções e obras, seja por longo prazo ou por períodos curtos, como no caso de reformas ou mudanças dos itens em exposição. Conheça nossas modalidades de armazenagem e fale conosco para encontrar a solução ideal para a sua coleção. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on linkedin
Share on whatsapp