EnglishPortuguese

Farol Santander exibe Di Cavalcanti

Farol Santander expõe Di Cavalcanti

O público brasileiro tem agora a rara oportunidade de ver de perto a tela Carnaval, de Emiliano Di Cavalcanti. Pintada entre 1929 e 1930, a obra foi comprada por um colecionador da França logo após terminada e nunca havia sido exibida no Brasil. Agora, ela é o destaque da exposição Di Cavalcanti – 125 anos, em cartaz no Farol Santander, no centro da capital paulista. 

Carnaval é exibida junto a outras importantes obras do artista plástico em que ele buscou retratar o Brasil e seu povo, como Obras como Seresta (1925), Devaneio (1927) e Mulata na Cadeira (1970, Coleção Santander Brasil). A mostra tem, ao todo, 45 trabalhos do artista brasileiro, incluindo 25 óleos sobre tela que apresentam um panorama da carreira de Di Cavalcanti. 

A mostra inclui as 16 gravuras do álbum Fantoches da meia-noite (1921), com textos do poeta Ribeiro Couto e edição de Monteiro Lobato, considerado um trabalho bastante moderno para a época – a Semana de Arte Moderna de 1922 só aconteceria no ano seguinte. 

Segundo o Farol Santander, “o conjunto proporciona uma oportunidade única de ver algumas de suas obras-primas e de acompanhar sua trajetória pictórica, pesquisas estéticas, opções construtivas e afinidades eletivas”. 

Toda a logística da exposição foi realizada pela Art Quality, empresa especializada em obras de arte e parceira da Clé Reserva Contemporânea na movimentação, embalagem e desembalagem de coleções.    

A exposição fica em cartaz na galeria do 22º andar do Farol Santander até 7 janeiro de 2024. 

Imagem: Di Cavalcanti, Carnaval, c. 1920. Foto: Jaime Acioli. Divulgação Farol Santander.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on linkedin
Share on whatsapp