EnglishPortuguese

Galerias Raquel Arnaud e Luisa Strina completam 50 anos

Galerias Raquel Arnaud e Luisa Strina completam 50 anos

Duas das mais importantes galerias de arte de São Paulo – e do Brasil – estão completando 50 anos de atividades: a Raquel Arnaud e a Luisa Strina. Ambas são precursoras na fundação de espaços inspirados no modelo americano de galeria, que busca uma coerência estética através da seleção de um grupo reduzido de artistas representados. 

A Galeria Raquel Arnaud surgiu em 1973 com o nome Gabinete de Arte. O espaço passou por vários endereços de São Paulo e funciona hoje na Vila Madalena, bairro boêmio e criativo da capital paulista. Entre os artistas representados por Arnaud estão Waltercio Caldas, Carlos Cruz-Díez, Arthur Luiz Piza, Sérvulo Esmeraldo, Iole de Freitas, Maria Carmen Perlingeiro, Carlos Zilio e Tuneu.

Seus 50 anos estão sendo comemorados com a exposição Cinco Décadas de Arte: 50 Anos da Galeria Raquel Arnaud com curadoria de Jacopo Crivelli Visconti e Marina Schiesari. 

Já a Galeria Luisa Strina foi fundada em 1974 com foco em artistas brasileiros conceituais. Dessa forma, ajudou a consolidar a carreira de nomes como Antonio Dias, Cildo Meireles, Tunga e Waltercio Caldas. Hoje, ela representa artistas brasileiros emergentes como Alexandre da Cunha, Fernanda Gomes e Marepe; latino-americanos a exemplo de Carlos Garaicoa, Jorge Macchi, Juan Araujo e Pedro Reyes; além de nomes de importância internacional, Alfredo Jaar e Anna Maria Maiolino. A Galeria Luisa Strina está localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo. 

As duas foram personagens da matéria da Folha de S. Paulo sobre a presença de mulheres em posição de comando no mundo das artes no Brasil – confira o nosso resumo.

Foto: Exposição Cinco Décadas de Arte: 50 Anos da Galeria Raquel Arnaud (site da Galeria)

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on linkedin
Share on whatsapp