A poeira já é naturalmente uma das maiores inimigas das obras de arte. Em condições normais, os cuidados com limpeza e conservação preventiva precisam ser religiosamente observados para que partículas em suspensão no ar não fiquem por muito tempo depositadas em telas, esculturas ou obras em outros suportes.
O que dizer, então, de uma reforma?
Por menor ou mais bem planejada que seja a intervenção em um imóvel, deixar uma obra à mercê da poeira levantada durante os trabalhos é uma péssima ideia – sem falar na possibilidade de danos com a movimentação de materiais e ferramentas no ambiente. Neste post, falamos sobre o que fazer com uma coleção durante uma reforma.
Embalagens adequadas
A melhor providência é retirar as peças do ambiente, acondicioná-las em embalagem adequada (o que exclui o plástico bolha) e mantê-las em guarda num recinto com iluminação e temperatura controladas.
Quando a reforma é de grandes proporções, ou quando o colecionador não tem uma sala com boas condições de armazenagem, pode-se recorrer a uma reserva técnica particular contratada por tempo determinado.
Armazenagem temporária para reformas
Vários dos nossos clientes fazem locações temporárias de espaço exatamente para situações dessa natureza. Em comum, todos têm a consciência de que é melhor prevenir do que remediar: um acidente durante uma reforma, a exposição à poeira ou a guarda e transporte feitos sem os cuidados necessários podem causar danos irreversíveis a uma obra de arte – uma perda não apenas financeira, mas principalmente cultural.
Para situações assim, a Clé Reserva mantém um espaço compartilhado de armazenagem, alugado por metro quadrado de ocupação. O galpão é totalmente climatizado e conta com vigilância e segurança contra incêndio especializadas, com profissionais alocados 24 horas por dia, incluindo os fins de semana. Apenas funcionários da Clé têm acesso a esse local, o que garante o sigilo total dos itens sob guarda.
Quando necessário, orientamos com relação ao acondicionamento e transporte adequados.
Está planejando uma reforma? Converse com um dos nossos especialistas.